Evasões: Restaurante com carne superior em Vila do Conde

A Biferia abriu, há pouco mais de um ano, no centro histórico, apostada em servir «carnes de qualidade superior», com destaque para as maturadas.
Na sala dominada pelas madeiras há apontamentos de corda, a remeter para aquela que é «a terra das cordas e dos pescadores». Mas o que diferencia a casa – aberta desde março de 2017 num edifício de 1700, património histórico de Vila do Conde – não vem do mar.

A Biferia «é um restaurante de carnes de qualidade superior», feitas de forma tradicional, na brasa, explica Pedro Maia, realçando a aposta nas maturadas e nas raças autóctones, de que são exemplo a Mirandesa, a Barrosã, a Arouquesa, a Minhota e também na Rúbia Galega.

As opções compreendem desde cortes individuais, como os bifes, maturados e frescos, até cortes grandes, para bem mais do que uma pessoa, como o T-Bone ou o Tomahawk.

O T-Bone é um corte «premium vendido ao quilo», com um osso em forma de «T», que de um lado tem o filet mignon e do outro tem vazio, e maturação de 30 dias, descreve Pedro. E o Tomahawk é outro corte «premium vendido ao quilo, característico por se fazer acompanhar do osso», mas no caso é servido o rib eye (centro do vazio), e a maturação vai dos 30 aos 60 dias.

As carnes descansadas e maturadas estão ainda mais em evidência na nova carta, que entra em vigor no início de maio. Uma das novidades é a «posta japonesa», uma carne descansada, do rib eye, que, como se adivinha, é de uma raça do Japão. A carta de vinhos também cresce em número de referências: passa a ter cerca de 50, três delas servidas a copo.

De resto, mantêm-se os acompanhamentos (do arroz caldoso ao linguini de legumes salteados), as sobremesas (como tarte de lima com frutos vermelhos) e as alternativas à carne. Quem preferir outras fontes de proteína tem as opções vegana e de peixe: bifes de seitan e de atum, respetivamente. «São bifes na mesma», observa Pedro Maia. «Somos a Biferia».

Original: https://www.evasoes.pt/comer/biferia-ha-um-restaurante-especializado-em-carnes-em-vila-do-conde/